Conheça a equipe

Paulo Diogo
Gastrônomo (IFPI), educador popular, agente cultural e pesquisador da cultura tradicional piauiense, atua diretamente com comunidades do interior do Piauí, desenvolvendo projetos que fortalecem a identidade local e promovem o diálogo entre passado e presente. Sua experiência combina saberes ancestrais, acadêmicos e vivências das práticas no campo cultural.

Carla Lamara
Cientista social (UFPI), publicitária (Estácio) e mestre em Sociologia (UFPR). Atuou por mais de oito anos como professora e, há mais de sete anos, trabalha com comunicação e marketing, ajudando empresas e projetos culturais a se posicionarem estrategicamente no mundo digital. Sua abordagem une sensibilidade social e visão estratégica para impulsionar ideias.
A cultura é uma abordagem ampla, é um complexo de padrões que inclui conhecimento, crenças, arte, leis, moral, costumes e qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelas pessoas em sociedade.
Sobre
O Sertania é uma iniciativa que atua como núcleo de desenvolvimento de projetos e ações culturais. Trata-se de um espaço multiartístico que reúne e promove o diálogo entre diversas linguagens da cultura brasileira e piauiense. Ele abriga projetos que valorizam a cultura popular e tradicional.

História
O Sertania nasceu com um propósito claro: ser um núcleo capaz de absorver, conectar e impulsionar a dinâmica de projetos voltados à cultura piauiense.
A ideia surgiu como uma forma de concentrar, em um único espaço, todos os esforços para preservar tradições, fomentar a criação artística e amplificar a voz de quem vive e respira cultura no Piauí. Desde então, já realizamos ações que vão desde projetos gastronômicos, voltados ao resgate de receitas tradicionais, até formações para agentes culturais e eventos que reúnem comunidades em torno de suas histórias e saberes.
O Sertania também se tornou algo maior: um espaço aberto para acolher outros agentes culturais que buscam visibilidade, apoio e conexão nesse vasto universo da cultura. Foi nesse contexto que Paulo Diogo e Carla Lamara uniram suas trajetórias: ele, profundo conhecedor da cultura popular piauiense; ela, estrategista em comunicação e marketing cultural.
Juntos, criaram um espaço mais amplo, que combina tradição e inovação para fortalecer a identidade cultural do estado piauiense.